Agora que venceu as eleições para a Câmara Municipal de Lisboa, felizmente sem maioria absoluta, e que demonstra arte superior no manejo quase tauromáquico dos jornalistas, permito-me deixar-lhe algumas dicas.
São coisas que já deu prova de saber, mas convem ter sempre na memória. Afinal nos próximos dois anos a sua acção terá que realizar a quadratura do círculo:
Primeiro negociar com o circo de feras da vereação, depois ajeitar as contas da capital e finalmente o seu objectivo prioritário: ser reeleito dentro de dois anos.
Para isso, sugiro:
1) Procure parecer tremendamente importante.
2) Trate de ser visto com pessoas importantes.
3) Fale com os ministros do governo Sócrates; mas só dê
a sua opinião sobre o óbvio e o ululante.4) Não se envolva em discussões, mas, se for obrigado, faça uma pergunta sem importância e recline-se na cadeira com um sorriso de satisfação enquanto o seu interlocutor tenta descobrir o que é que você disse: - aí mude de assunto.
5) Escute atentamente enquanto os outros (vereadores) discutem um problema. Se alguém faz uma declaração idiota (sempre acontece) dê um sorrizinho superior – mas nunca revele a sua opinião.
6) Se um subordinado lhe faz alguma observação oportuna, olhe-o como se ele tivesse doido. Quando ele hesitar, responda-lhe usando o seu próprio argumento mas com outras palavras. É a alta política aplicada ao povo.
7) Ande sempre depressa quando estiver fora da sua sala – isto vai reduzir ao mínimo as interpelações de subordinados e superiores.
8) Dê todas as ordens verbalmente. Nunca escreva nada que possa ser usado contra si. Além disso, em instruções verbais ninguém jamais escreverá sal com c cedilha.
Etiquetas: António Costa, câmara municipal de Lisboa, Dica, media, politica